quinta-feira, 25 de outubro de 2007

ISP


ISP (Internet Service Provider) - O ISP fornece acesso à Internet além de outros serviços agregados, tais como a hospedagem de um Website, para pessoas e para empresas. (Ver também Provedor de acesso).

Lan / Wan


LAN - (Local Area Network ) são redes utilizadas na interconexão de Computadores e etc com a finalidade de troca de dados. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 Km no máximo), ex: LAN House ou Cyber Café.

WAN - (Wide Area Network) é uma Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente.

Drivers


Driver - É um programa que controla um dispositivo. A maioria dos drivers estão incluídos no sistema operacional e alguns podem ser copiados da Internet. Ele age como um tradutor entre o dispositivo e os programas que utilizam tal dispositivo (impressora, por exemplo).

Portas


Porta: É a porta de rede na qual o serviço do sistema escuta o tráfego de rede de entrada.

Pode ser visto como um canal de comunicação.

Podemos comparar o computador a um rádio:

- cada frequencia de rádio é uma porta

Firewall


Firewall é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por função regular o tráfego de rede entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de dados nocivos ou não autorizados de uma rede a outra. Dentro deste conceito encontram-se, geralmente, filtros de pacotes (protocolo TCP/IP) e proxy de aplicações.
Diferente da crença inicial, os primeiros sistemas Firewall nasceram exclusivamente para suportar segurança no conjunto de protocolos TCP/IP (ver história).

DHCP


DHCP é a sigla para Dynamic Host Configuration Protocol. Trata-se de um protocolo utilizado em redes de computadores que permite a estes obterem um endereço IP automaticamente.

DNS


O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) é usado em redes TCP/IP, como a Internet, para localizar computadores e serviços através de nomes amigáveis. Quando um usuário insere um nome DNS em um aplicativo, o DNS pode resolver o nome com outra informação associada a ele, como um endereço IP. Se a rede for homogênea (se todos os hosts usarem o mesmo sistema operacional) e usar um método de resolução de nomes que não o DNS, você poderá usar esse método sem precisar do DNS. Se a rede for heterogênea (se os hosts usarem diferentes sistemas operacionais) ou se conectar à Internet, você precisará implantar o DNS, pois a Internet é composta por protocolos que requerem o DNS.

Ou seja transforma numeros em nomes.(nºx nome sapo)

Gateway


Um Gateway, ou porta de ligação, é uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Exemplos de gateway podem ser os routers (ou roteadores) e firewalls, já que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede. Um proxy também pode ser interpretado como um gateway (embora em outro nível, aquele da camada em que opera), já que serve de intermediário também.
Depreende-se assim que o gateway tenha acesso ao exterior por meio de linhas de transmissão de maior débito, para que não constitua um estrangulamento entre a rede exterior e a rede local. E, neste ponto de vista, estará dotado também de medidas de segurança contra invasões externas, como a utilização de protocolos codificados.

Router


Roteador (também chamado router ou encaminhador) é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.
Roteadores são dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência. A principal característica desses equipamentos é selecionar a rota mais apropriada para repassar os pacotes recebidos. Ou seja, encaminhar os pacotes para o melhor caminho disponível para um determinado destino.

Mascara


Máscaras de Subrede consistem de uma série de 1s binários seguidos por 0s. Os 1s indicam que uma parte da rede pertence à rede e os 0s indicam as partes que pertencem ao host.
Normalmente, as máscaras de subrede são representadas com quatro números de 0 a 255 separados por três pontos. A máscara 255.255.255.0 (ou 11111111.11111111.11111111.00000000), por exemplo, em uma rede da classe B, indica que o terceiro byte do endereço IP é o número de subrede e o quarto é o número do host (veja a seguir).

IP


IP é um acrónimo para a expressão inglesa "Internet Protocol" (ou Protocolo de Internet ), que é um protocolo usado entre dois computadores em rede para encaminhamento dos dados.
Os dados numa rede IP são enviados em espermas referidos como pacotes ou datagramas (os termos são basicamente sinónimos no IP, sendo usados para os dados em diferentes locais nas camadas IP). Em particular, no IP nenhuma definição é necessária antes do host tentar enviar pacotes para um host com o qual não comunicou previamente.

TCP/ IP


O modelo TCP/IP - como muitos outros modelos de protocolos - pode ser visto como um grupo de camadas, em que cada uma resolve um grupo de problemas da transmissão de dados, fornecendo um serviço bem definido para os protocolos da camada superior. Estas camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (camada de aplicação), lidam com dados mais abstratos e confiam nos protocolos das camadas mais baixas para traduzir dados em um formato que pode eventualmente ser transmitido fisicamente.

Protocolos


Protocolo na informática é o termo usado para um conjunto de informações ou dados que passam por um preparo para serem repassados a outros programas.

Gigabit Ethernet


O Gigabit Ethernet é a nova evolução da rede Ethernet. Como tudo no mundo da informática evoluiu e evolui muito rapidamente, a necessidade de banda nas redes aumentou e só tende a aumentar. Como a velocidade da rede Ethernet já foi multiplicada por dez, surgindo a Fast Ethernet (100 Mbps), seria evidente seu novo padrão também ser multiplicado por dez, surgindo assim, a tecnologia de 1000 Mbps, ou seja, a rede de 1 Gbps.

Fast Ethernet


A Fast Ethernet tem sua definição dividida em 3 diferentes tipos de implementação física...
São elas: 100BASE-TX, 100BASE-T4 e 100BASE-FX.
- 100BASE-TX: é recomendavel a utilização de 2 pares de cabo UTP categoria 5 ou 2 pares de cabo STP, suportando transmissões half-duplex / full-duplex.
- 100BASE-T4: utiliza 4 pares de cabo UTP, categoria 3, 4 ou 5; suportando somente transmissões half-duplex.
- 100BASE-FX: utiliza fibra óptica, para transmissões half-duplex ou full-duplex.

Ethernet


Ethernet é a mais comum LAN (Local Area Network) tecnologia em uso hoje.
Ethernet was developed by Xerox in the 1970s, and became popular after Digital Equipment Corporation and Intel joined Xerox in developing the Ethernet standard in 1980. Ethernet foi desenvolvida pela Xerox na década de 1970, e se tornou popular depois da Digital Equipment Corporation e Intel aderiram Xerox no desenvolvimento do padrão Ethernet, em 1980.
Ethernet was officially accepted as IEEE standard 802.3 in 1985. Ethernet foi oficialmente aceite como padrão IEEE 802.3, em 1985.
The original Xerox Ethernet operated at 3Mbps. O original Xerox Ethernet operado em 3Mbps. Ethernet networks up to 10Gbps now exist. Redes Ethernet até 10Gbps já existem.

Full- Duplex


Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.

Wireless


Wireless é uma tecnologia capaz de unir computadores entre si devido as ondas de rádio, sem necessidade de utilizar cabos de conexão entre eles. Desta forma, pode-se navegar pela Internet desde o escritório, um bar, um aeroporto, um parque, etc. Uma rede de área sem fio (wireless local area network ? WLAN) é uma rede de área local (LAN) que utiliza ondas eletromagnéticas ao invés de cabos

Hub


Hub
O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.
Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas. A quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante do equipamento.

Switch


Switch
O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo).

Star Bus



Topologia Bus:Nesta topologia temos um cabo ( constituído por um conjunto de segmentos interligados) ao longo do qual se ligam computadores.Nesta topologia a informação é transmitida por um cabo comum para todos os nós da rede ao mesmo tempo(A isto chama-se transmissão em broadcast);Mas estas mensagens são recebidas apenas pelo computadores a que se destinam (através de endereços apropriados).
Topologia star ou em estrela:Numa topologia em estrela, existe um dispositivo central - Hub ou algo do género - Ao qual se ligam os vários computadores da rede, através de cabos individuais.As mensagens emitidas por um computador são enviadas ao ponto central (hub) e dai são transmitidas para os outros computadores ligados à rede.

Brigdes


São dispositivos que permitem dividir uma rede local em duas ou interligar duas redes já existentes e gerir o tráfego entre essas sub-redes resultantes. Estes dispositivos podem ser utilizados para ligar duas sub-redes locais, situadas em diferentes compartimentos; desta forma controlasse o tráfego das mensagens, de modo a deixar passar de um segmento da rede para o outro apenas as mensagens destinadas a um computador situado no outro segmento, reduzindo assim possíveis congestionamentos de tráfego de mensagens. As bridges podem também ser usadas para interligar sub-redes através de um backbone (espinha dorsal ou cabo principal da rede) ou para interligar redes situadas em locais geográficos afastados, permitindo constituir redes mais abrangentes.

Bridges- é uma "ponte" na rede.

Repetidores


Em informática, repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, pois eles amplificam e regeneram eletricamente os sinais transmitidos no meio físico.
Os repetidores actuam na camada física (Modelo OSI), recebem todos os pacotes de cada uma das redes que ele interliga e os repete nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos. Não se pode usar muitos deste dispositivo em uma rede local, pois degeneram o sinal no domínio digital e causam problemas de sincronismo entre as interfaces de rede.

Broadband


Banda larga é o nome usado para definir qualquer conexão à internet acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 Kbps). Usando linhas analógicas convencionais, a velocidade máxima de conexão é de 56 Kbps. Para obter velocidade acima desta tem-se obrigatoriamente de optar por uma outra maneira de conexão do computador com o provedor. Atualmente existem inúmeras soluções no mercado.

OU seja passa vários sinais pelo cabo ao mesmo tempo.

Baseband


Banda base é frequentemente utilizada para a transmissão digital de dados, um único canal utiliza a largura de banda total disponível.
1. Termo que especifica a faixa de frequências de um determinado sinal antes que ele sofra qualquer tipo de modulação.
2. Área de frequência original de um sinal antes da sua conversão em outra mais alta e eficiente.
Termo muito utilizado quando se fala em cabeamento de rede locais Ethernet.

Tipo de cabos


Existem basicamente 3 tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado (que são, de longe, os mais comuns), os cabos de fibra óptica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, ainda usados em algumas redes antigas.


csma/cd


CSMA / CD (Carrier Sense Multiple Access / Collision Detection) é o protocolo utilizado em redes Ethernet para garantir que apenas um nó de rede está transmitindo na rede fio, em qualquer altura.

topologias



Temos uma grande variedade de topologias:

Topologia -bus;

Topologia- Anel;

Topologia - Estrela

como colocar uma imagem